Apenas olhe para as pessoas

Apenas olhe para as pessoas

Num curso sobre as quatro qualidades incomensuráveis, Tim Olmsted disse que se olharmos uma pessoa por bastante tempo, ela vai surgir como um ser amável e vamos amá-la.

Basta olhar com calma, conviver um pouco, sem reagir tanto, sem julgar logo de cara, sem ficar tão ocupado e distraído consigo mesmo. Geshe Phende entrou nisso ao falar de afeição, proximidade, calor amoroso, desejo de cuidar — um dos pontos para gerar bodhicitta.

Por exemplo, a Isabella adora sol. Ela vai para o ambiente que mais tem sol e quase pula pela janela. Fica ali tomando sol como dá. Todo dia é assim.

Esse é o movimento de todos os seres: fogem de qualquer experiência que sentem como sofrimento e tentam se aconchegar em qualquer experiência que sentem como felicidade.

Podemos nos comover com qualquer ser. Basta olhar. Um adolescente cheio de espinhas estudando para alguma prova – aquilo não faz muito sentido, mas, enfim, é o que falaram para ele fazer. Uma senhora ajudando o marido a se levantar de um banco, e depois apoiando seu braço o caminho inteiro, enquanto no outro braço leva a sacola do mercado. O garçom se preparando para a 651º vez em que vai falar “crédito ou débito” só naquele mês. E assim por diante.

“Just look to people”, ouço Tim Olmsted até agora. Essa é uma prática que não tem fim. Pode ser aprofundada e refinada sem limites… É sempre nova. Sempre nos surpreende. Nunca é exatamente como parecia ser. Assim como o autocentramento é infinitamente multifacetado e camuflado, a compaixão tem infinitas portas e jeitos de abrir.

Das notas que fiz ao ouvir Tim Olmsted:

“Basic goodness is leaking out of them. Stop the reaction, look again, willing, with interest. Connect with their goodness. The world touches you. It’s overwhelming. The world explodes in front of you.”

Tim Olmsted

Uma outra vez em que esta prática estava brilhando mais, escrevi esse texto para a revista Vida Simples: “Todo mundo está disposto”.

Ah, Tim Olmsted estará no Brasil de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2019. Para ser avisado, assine a newsletter da Tergar Brasil.